Segundo não

Este segundo não veio do mesmo lugar que o primeiro. Desta vez o prêmio para o vencedor seria uma bolsa para o Modulo 3 do ABSPD. O concurso era para fazer uma ilustração tipo cartaz falando no que o ABSPD 2 te ajudou como designer. Esta foi a minha ilustração rejeitada. Mais uma vez me decepcionei e mais uma vez pensei que ninguém vai nunca gostar do que eu faço. Pensamentos que surgem quando somos rejeitados mas que devem durar só 5 minutos! Vamos continuar trilhando o caminho para receber um sim.

Texturas

Uma das coisas que aprendi nos cursos da Make it in Design foi observar coisas que normalmente passam desapercebidas. Troncos de árvores, calçadas, telhas empilhadas esperando para serem usadas, etc, coisas que normalmente não fariam parte das fotos que tiro para me inspirar. Eu adorei este exercício e agora muitas destas fotos se encontram nos meus desenhos. Experimente sair por aí somente observando e fotografando estas coisas fora de circuito e depois incorpore algumas delas nos seus desenhos e veja o que pode surgir desta experiência.

Quinta semana do ABSPD Módulo 2

Nesta quinta e última semana um dos assuntos principais foi o dos direitos autorais. Este assunto é vasto e complexo e eu não sou especializada neste assunto, o que posso dizer é que se seu trabalho está sujeito às leis dos direito autorais você deve procurar informações de como proceder para protegê-lo. 

 

Aqui no Brasil você pode registrar sua obra pela Biblioteca Nacional, um serviço que existe desde 1898 e recentemente também existe a opção de registro, com um custo bem inferior, através do site Avctoris, um serviço novo e totalmente digital. Além do custo uma diferença entre estes dois serviços é que no Avctoris sua criação é protegina em 168 países e na Biblioteca Nacional somente no Brasil.

Sugiro também dar uma olhadinha no site do Creative Commons.

Este assunto é essencial para aprender como proteger seu trabalho e também como respeitar o trabalho dos outros.

 

Quarta semana do ABSPD Módulo 2

Esta semana o assunto foi como começar a construir sua marca. Nem preciso falar que tem muita informação mas eu escolhi falar aqui de uma coisa mais lúdica que foi abordada, tipografia. Como sabemos tipografia é uma parte essencial da sua marca, seja no uso dela no seu logo como no seu site. Com tipografia se transmite uma boa parte da imagem da sua empresa. Um dos exercícios foi o de observar as tipografias usadas em sites que você gosta e tentar descrever o que elas transmitiam, alegria, seriedade, brincadeira, etc. Depois disto o exercício foi o de começar a fazer suas próprias fontes.

Um exemplo que sempre vem na minha cabeça quando falo disto é o projeto da Lisa Congdon 365 days of hand lettering que eu adoro.

 Lisa Congdon

Lisa Congdon

Que tal começar um projetinho básico destes?

Terceira semana do ABSPD Módulo 2

Esta semana como na semana passada o tema foi tendências. Desta vez o foco foram as cores. Como sabemos cada estação, no caso da moda, tem suas cores tendência e uma das coisas que aprendi quando estava estudando design é que esta história de eleger cores para cada estação vem de uma simples questão econômica pois fica muito mais simples e economicamente viável para todas as empresas envolvidas no processo, como as que fabricam tintas para o tingimento de tecidos, as que produzem os tecidos e assim por diante, produzir em um numero limitado de cores. Faz muito sentido e assim podemos olhar com outros olhos esta história de tendências.

Aqui não podemos deixar de falar da Pantone que todo ano anuncia as cores do ano. Este ano as cores são Rose Quartz & Serenity.

Aqui mais uma vez, como eu já disse no post da semana passada, o que vale é seguir seus instintos e não ficar bloqueado com as tendências. Observe, absorva e use seus instintos para fazer suas próprias tendências.

Segunda semana do ABSPD Módulo 2

Esta semana foi sobre tendências, como entendê-las, com prevê-las e como utilizá-las nos seus designs.

Se você torceu o nariz quando leu a palavra tendência, saiba que existem várias maneiras de usá-las no seu trabalho sem que ela dite todas as regras. Saia, compre revistas, veja exposições e sobretudo observe, misture tudo com seu instinto e faça suas próprias tendências.

Se você prefere o mundo virtual, o Pinterest é um ótimo lugar para observações visuais. você também pode fazer alguns passeios virtuais que valem a pena neste sites.

www.trendbible.com

www.designsponge.com

www.patternity.org

www.thecoolhunter.net

Nada de obrigação de usar as tendências como regras absolutas, o principal aqui é observar e se divertir desenhando.

ABSPD Modulo 2

Começou segunda o Modulo 2 do curso da Design School do site Make it in Design que estou fazendo este ano.

Esta semana o tema foram coleções, o que são, como fazer sua própria e como desenvolver uma a partir de um briefing.

Uma coleção é feita por designs que possuem uma relação, seja pelas cores, pelo tema, pelo estilo ou pela combinação destas coisas. Um bom exemplo para entender isto é vendo a linha de produtos da Occitane au Brésil. Apesar de cada linha ter sido feita por um artista diferente elas funcionam perfeitamente juntas, formando uma coleção coesiva.

A lição importante aqui é que nem toda estampa precisa necessariamente coordenar com cada estampa da coleção, elas precisam ser complementares.

Quinta semana do ABSPD Módulo 1

Esta semana, como a semana passada, o foco foi na criação de estampas, mas desta vez a criação de uma mini coleção. É sempre bom pensar em coleções quando se fala de design de superfície, seja pra moda, papelaria ou decoração. Uma coleção tem mais peso do que somente uma estampa sozinha.

Como estamos indo para o outono e no outono achamos muitas goiabas aqui no Sul, eu fiz uma coleção inspirada na deliciosa goiabada.

Pratiquei dar nomes fantasiosos para as cores, como vimos na terceira semana do curso.

mini-colecao-estampas-goiabada

Estampa Piquenique com goiabada

Estampa Goiabas no gramado

Estampa O gato comeu

Quarta semana do ABSPD Módulo 1

Esta semana um dos exercícios foi criar uma estampa sem rapport com desenhos, impressos e recortados, que foram feitos nas semanas precedentes. A ideia era exercitar o uso de camadas, a mistura de cores e texturas e a composição.

Terceira semana do ABSPD Módulo 1

Esta é a semana das cores, começamos a observar fotos e montar paletas a partir delas. É um ótimo exercício para descobrir um pouco mais do seu estilo, não somente em termos de cores mas também do por que de certas fotos que você tira.

A Rachael pediu que a gente desse nomes fantasiosos para nossas paletas, difícil pensar em outra língua, mas eu tentei.

Aqui uma foto que tirei na exposição da Beatriz Milhazes no Mon. Eu adoro coisas feitas com reciclagem e o feito à mão. Eu adoro esta mistura de embalagens industrializadas transformadas em obra de arte pela mão da artista.

Paleta de uma foto da praça de bolso aqui em Curitiba. Gostei da mistura de desenhos, cores e texturas.

Paletta de uma foto que tirei a mais de 10 anos atrás no Sesc belenzinho na exposição Que Chita Bacana, que por sinal foi uma exposição maravilhosa! Gostei desta cerca que dá uma impressão de bagunça organizada, do toque de vermelho dado pela camiseta da pessoa parada em frente a esta imensidão azul e do fato de ter uma cor dominante na imagem.

Segunda semana do ABSPD Módulo 1

Esta semana o exercício foi fazer rabiscos, marcas para mais tarde usar nos designs.

Usei lápis, canetinha, escova de dente, cotonete, pincéis, garfinho de plástico, tinta para tecido, nanquim, guache...e me diverti fazendo os rabiscos.

Depois com algumas destas marcas eu brinquei um pouco fazendo coisas para a Saint Valentin, sim o curso é da Inglaterra isto explica o tema.

Cartão, a palavra amor foi escrita com minha mão não dominante, um outro exercício desta semana. Aconselho vocês a fazerem este exercício, usem sua mão não dominante para desenhar, vocês ficaram surpresos com os resultados e como isto ajuda a criatividade.

Falso rapport. O que é isto? Falso raport é aquele que dá ilusão de repetição mas que se for repetido não terá encaixes perfeitos.

Vejam esta e outras estampas maravilhosas das minhas colegas no site do Make it in Design.

O exercício me fez perceber que não gosto muito de fundos carregados e muitas coisa com texturas imponentes.

Design School ABSPD módulo 1

Resolvi investir num curso de design de superfície e depois de muita pesquisa e de muita conversa com quem já fez, resolvi fazer este ano os 3 primeiros módulos do curso da Design School do site Make it in Design.

Antes de investir eu tentei ganhar uma bolsa, mas não fui selecionada. Fiquei triste, mas isto não me fez desistir o que para min quer dizer que eu realmente estou feliz com o que estou fazendo pois mesmo a rejeição não me paralisou. Ainda não descobriram meus talentos extraordinários! Mais cedo ou mais tarde vão descobrir. :o)

Estes foram os primeiros exercícios da semana 1

Primeiro não

Resolvi contabilizar o número de nãos que vou receber para o meu trabalho antes de receber um sim.

Vamos começar com a não para a bolsa do Make it in Design. Para ter uma chance de ganhar uma bolsa para os 4 modulos deste curso você precisa mandar duas estampas criadas por você e esperar ser selecionada dentre as muitas maravilhosas pessoas que tentam esta oportunidade. A pessoa aqui mandou as duas estampas abaixo e recebeu seu primeiro não, mas não desistiu, mesmo achando que deveria, pois se não foi escolhida é porque não tem nenhuma chance de agradar ninguém. Não é este tipo de pensamento que provocam as rejeições? O importante é que isto não te impeça de continuar.