O Menino e o Mundo no Catarse

Quem me acompanha aqui sabe que sou apaixonada pela animação O Menino e o Mundo, já até fiz estampas inspiradas nela, então quando soube que eles foram indicados para o Oscar 2016 e estavam fazendo uma campanha no Catarse para a divulgação nos Estados Unidos, eu não poderia deixar de participar.

O Oscar didn't go to O Menino e o Mundo, mas ele é o melhor filme de animação dos últimos tempos!

Arpilleras no Catarse

Arpillera é uma técnica de bordado que teve sua origem na resistência à ditadura militar chilena da era Pinochet. Esta forma de resistência bordada e costurada está sendo usada aqui no Brasil para mostrar o quanto a construção de barragens  pode afetar as pessoas que moravam nas áreas agora alagadas.

Como eu disse aqui, gosto de colaborar com projetos nas plataformas de financiamento coletivo e este documentário, que vai retratar a história de cinco mulheres das cinco regiões do Brasil que foram afetadas pela construção de barragens, foi um dos que meu coração quis participar. Se vocês também gostarem dele, participem.

Ilustração – Carolina Ito

arpilleras-_mapa

Dia nacional da Mata Atlântica

Uma homenagem, com o meu pinhão, à nossa Mata Atlântica que já ocupou uma boa parte do Brasil e que agora esta reduzida a 8% da sua área original. pinhao-mata-atlantica

 

Falando em Mata Atlântica, em o quanto ela sofreu com a nossa intervenção e mostrar que com nossa intervenção também será possível reverter este quadro, aconselho uma visitinha ao site do Instituto Terra, criado por Lélia Wanick Salgado e seu marido Sebastião Salgado.

No documentário, que eu recomendo vivamente, O Sal da Terra o Sebastião fala sobre como o projeto surgiu e mostra de onde eles saíram e onde eles conseguiram chegar. São ações deste tipo que nos enchem de esperanças para um futuro verdinho e cheio de vida.

Estampa sublimada sertão nordestino

Depois de falar de MOOCs e financiamento coletivo de projetos, volto para falar do último projeto do curso de design de superfície. Neste projeto de almofadas o tema era livre mas teríamos que mandar fazer as impressões por sublimação. Decidi continuar no tema sertão nordestino para ter uma pequena coleção de decoração pois as minhas luminárias estavam se sentindo sós.

Vou explicar um pouquinho o que é a sublimação. Ela consiste em um método onde o desenho, estampa impressa com tinta sublimática num papel é transferida para um tecido, que precisa conter no mínimo 70% de poliéster, através da aplicação de pressão e calor que causam a sublimação da tinta, passando assim o desenho, estampa, para o tecido.

Estes foram os três módulos que criei para as três almofadas. Desta vez fiz todo o desenho no Illustrator e depois criei os módulos no Photoshop seguindo os tutoriais do Metapix. Para contrastar com as estampas criadas para as luminárias que eram bem orgânicas fiz elas totalmente gráficas.

O primeiro módulo é uma representação das cercas do sertão, nesta hora me lembrei das imagens do filme Eu, Tu Eles; o segundo eu quis representar o solo rachado do sertão e durante o processo achei ele com cara de sol, como o chão racha por causa do sol, eu decidi deixar assim e chamá-lo de SOLo, minha mãe achou com cara de aranha mas como eu explico aqui, o que importa é desenhar. O terceiro pode se ver facilmente que são cactos.

modulos-sublimacao-sertao

Mandei fazer as almofadas na Studio Make aqui em Curitiba mas como eu não poderia deixá-las sem pelo menos um pequeno toque feito à mão, eu resolvi colocar um detalhe em volta delas. Primeiro tentei bordar elas com o mesmo ponto haste usado aqui mas não deu certo então, minha mãe sugeriu fazer algo em crochê e depois pregar nas almofadas. Ela me ensinou a fazer o ponto correntinha e eu fiz uma cordinha que depois costuramos nas almofadas.

almofadas-sublimacao-sertao

Detalhe da correntinha.

detalhe-almofadas-sublimacao-sertao

 

Estampa manual cinema

Outro projeto lançado no curso foi a criação de dois jogos americano com o tema cinema. Eu não poderia ter escolhido outro filme senão "O Menino e o Mundo", leia aqui o post sobre o filme e entenda por quê. Quanto mais eu pensava nas imagens, quanto mais eu via as ilustrações mais eu me perguntava como conseguiria fazer algo que lembrasse o filme sem  simplesmente reproduzir o que vi. O elemento central do filme é o menino e a primeira imagem que vem na minha cabeça quando se fala desta animação é o menino, então decidi trabalhar as estampas em torno dos elemento que compõem o desenho dele.

o-menino-e-o-mundo

Abaixo vocês podem ver como usei os elementos do menino para compor minhas estampas. Por favor não me condenem por ter despedaçado o menino! Vocês podem ver os dois módulos que escolhi trabalhar e encontrar elementos como os olhos, o cabelo, o shots, a mão e as bochechas do menino compondo cada desenho.

estampa-o-menino-e-o-mundo-4

Decidi fazer um jogo americano, duas porcelanas e um cestinho de pão.

As estampas que fiz no tecido foram com canetas para tecido. Nas louças usei canetinhas para cerâmica e posso afirmar que não foi fácil. Tentei desenhar normalmente mas não gostei do resultado especialmente quando trabalhava em detalhes pequenos, então, resolvi tentar a técnica do pontilhismo. Gostei muito do resultado mas o trabalho foi difícil e demorado. Espero que vocês gostem.

estampa-o-menino-e-o-mundo-1

estampa-o-menino-e-o-mundo-2

estampa-o-menino-e-o-mundo-3

O Menino e o Mundo

O Menino e o Mundo foi um outro incentivo ao desenhar. Este filme de animação dirigido por Alê Abreu utiliza traços simples e representações lúdicas do mundo em que vivemos para transmitir uma mensagem crítica sobre nossa sociedade atual de forma extremamente poética. Ele me encantou, me surpreendeu e me incentivou a desenhar, desenhar e deixar que os desenhos me levem a aventuras tão encantadoras quanto a deste filme. Leiam a crítica de Bruno Carmelo no Adoro Cinema se quiserem descobrir mais sobre este maravilhoso filme de animação brasileiro.

Assistam. assistam, assistam e inspirem-se!

O-menino-e-o-mundo

Falando em inspiração achei ótima esta campanha que eles lançaram pelo Facebook:

"Na compra de uma arte original do filme O MENINO E O MUNDO você leva 50 crianças de escolas públicas para assistirem ao filme no projeto ESCOLA NO CINEMA".

Eu fiquei felicíssima em participar adquirindo a arte abaixo. Técnica mista, desenho e colagem. ADORO!

arte-o-menino-e-o-mundo