Quinta semana do ABSPD Módulo 1

Esta semana, como a semana passada, o foco foi na criação de estampas, mas desta vez a criação de uma mini coleção. É sempre bom pensar em coleções quando se fala de design de superfície, seja pra moda, papelaria ou decoração. Uma coleção tem mais peso do que somente uma estampa sozinha.

Como estamos indo para o outono e no outono achamos muitas goiabas aqui no Sul, eu fiz uma coleção inspirada na deliciosa goiabada.

Pratiquei dar nomes fantasiosos para as cores, como vimos na terceira semana do curso.

mini-colecao-estampas-goiabada

Estampa Piquenique com goiabada

Estampa Goiabas no gramado

Estampa O gato comeu

Coleção de estampas Floresta de Araucária

O Skillshare, site no qual tenho aprendido muita coisa que tem me ajudado nesta minha jornada no mundo dos desenhos, lançou um atelier pago e limitado a 50 alunos com a Elizabeth Olwen e eu não pude deixar de participar. O atelier era de duas semanas e nestas duas semanas criaríamos uma estampa seguindo as aulas do “Pattern Design I: Creating Inspiring Repeats”. A diferença de participar deste grupo privado era a de receber dicas e comentários personalizados da Elizabeth no projeto e  poder interagir com o grupo de forma mais construtiva e direta. Logicamente minha inspiração veio das coisas que amo e que quero compartilhar com o mundo. Desta vez foi a Floresta de araucária.

A primeira etapa foi o moodboard.

ccerantola_moodboard_floresta_araucaria

Meus croquis

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Rapport

rapport-floresta-araucaria

 

Estampa

floresta-araucaria10

Aqui eu brinquei com algumas cores.

Resolvi fazer uma mini coleção e comecei com os spot graphics,

spot-graphics

depois escolhi algumas cores deste desenho do Burle Marx feito para o jardim do Palácio Capanema, para a paleta da coleção.

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A mini coleção

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Floresta de araucária

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Maracujá

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Erva mate

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Araucária

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Raios de sol

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Esperei os comentários da Elizabeth para alterar as estampas.

Ela disse que a estampa principal, Floresta de Araucária, deveria ter todas as cores com as quais eu escolhi trabalhar, ela deveria ser a mais imponente de todas as estampas e a estampa secundária, Maracujá, poderia também integrar mais cores.

Voltei para o trabalho e fiz vários estudos.

Estudos para a estampa principal Floresta de araucária

Primeiro só mudando os detalhes que estavam todos em amarelo pelas cores que escolhi para a coleção.

estampa-floresta-araucaria1

Depois colocando mais cor nos elementos do fundo.

estampa-floresta-araucaria2

Fazendo um teste com muita cor.

estampa-floresta-araucaria3

Diminuindo a intensidade das cores.

estampa-floresta-araucaria4

Mudando as cores dos elementos de preto para colorido.

estampa-floresta-araucaria5

Estudos para a estampa secundária Maracujá

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Adicionando alguns desenhos e conservando as cores do primeiro estudo.

estampa-maracuja3

No final eu optei por esta coleção mas isto não quer dizer que as outras estampas serão descartadas.

apresentacao-colecao-floresta-araucaria

Para dar vida à minha coleção uns mockups eram precisos!

Moockup-placemat-napkin2 Moockup-placemat-napkin3

Moockup-placemat-napkin2a Moockup-placemat-napkin3a

Na etiqueta eu usei um dos spot graphics.

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Como diz a Elizabeth : "Fake it 'til you make it!" ( Faça de conta até conseguir fazer de verdade!)

 

Coleção de estampas Curitiba Winter

Esta foi a minha primeira coleção de estampas que criei seguindo os cursos da Bonnie Christine no Skillshare. Cada aula no Skillshare tem um projeto para ser feito depois de assistir os vídeos e você pode ou não postar no site deles. Para estimular os estudantes a postar eles lançam desafios nos quais você assiste as aulas e vai postando o seu trabalho seguindo os prazos que eles estipulam. Eu gosto de participar destes desafios porque além de me obrigarem a ter uma certa disciplina, a interação com os colegas e com o professor é muito mais direta e dinâmica. Este site é excelente e tem uma diversidade enorme de aulas, eu recomendo muito se você, pelo menos, entende inglês.

Se quiser ver os meus projetos no Skillshare clique nos links abaixo :

Moodboard com fotos tiradas durante meus passeios invernais em Curitiba.

curitiba-inspiration-board4

Moodboard J. Borges que me inspirou na hora de desenhar e na  estética da coleção.

Inspiration-board-JBorges

Desenhos

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Spot graphic criado para apresentar a coleção e que pode ser usado numa peça de roupa, num quadrinho, etc.

curitiba_winter_spot_graphic

Para apresentar uma coleção é interessante escrever uma breve descrição sobre o que a inspirou.

Colecao-Curitiba-verde

Segunda opção de cores. Para esta escolha segui os conselhos da Bonnie que recomenda pegar três ou quatro cores usadas na primeira opção e acrescentar novas, assim as pessoas podem misturar com facilidade as duas coleções para fazer suas criações.

Colecao-Curitiba-verde-rosa

Para fazer o portfolio de apresentação da coleção eu me inspirei na literatura de Cordel.

Inspiration-board-cordel1

Algumas páginas do portfolio digital.

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Aqui no Issuu vocês podem ver o portfolio digital completo da Coleção Curitiba Winter.

Foi um desafio enorme fazer esta primeira coleção, mas também foi muito satisfatório. Espero continuar espalhando pinhões e araucárias por aí desta maneira gostosa.

 

 

 

Pinhão na França

Desta vez meus pinhões foram para uma amiga francesa. Usei o tecido serigrafado para fazer uma cestinha. Emma se preocupa com os problemas ligados à natureza, fala muito da Amazônia mas desconhece outros ecossistemas brasileiros que também estão em perigo, então eu achei que ela seria perfeita para esta minha primeira, talvez utópica, talvez ingênua missão de despertar a atenção de todos sobre o eminente desaparecimento deste nosso patrimônio que é a Araucária angustifolia e por consequência todo um ecossistema chamado floresta ombrófila mista.

Cestinha com a etiquetinha.

cachepo-serigrafia-pinhao1

 

Cartãozinho de aniversário com pinhões serigrafados.

 

Despachando para a França.

sedex-cachepo-serigrafia-pinhao

 

Chegando um pouquinho amassado na França.

Usei o papel serigrafado MON Araucária para encapar a caixinha.

Foto – Emmanuelle

sedex-cachepo-serigrafia-pinhao1

 

Conhecendo um pouquinho a Emma eu sabia que ela iria escolher usar a cestinha como cachepo.

Foto – Emmanuelle

cachepo-serigrafia-pinhao

Serigrafia estampa MON Araucária

Uma interpretaçãozinha do MON (Museu Oscar Niemeyer Curitiba) e da Araucária para a última serigrafia do semestre. Fiz a serigrafia em papel e em tecido. MON-Araucaria

Meus rabiscos.

desenhos-MON-araucaria

Modulo usado na serigrafia.

modulo-MON-araucaria-serigrafia

Serigrafando em tecido e papel.

Com a mesma tela fiz impressões em duas cores. Na primeira foto, invertendo a tela e na outra com a tela na mesma posição mas com um pequeno deslocamento. Gostei dos efeitos.

Serigrafia em tecido parte III

Desta vez imprimi um pedaço de 1m x 2,5m de tecido com o pinhão que tinha feito para a ilustração abaixo. ilovecwb-sketch

Fiz uma composição como se eles tivessem espalhados pelo chão e para dar mais movimento fiz os pinhões em tamanhos diferentes.

modulo-pinhão-serigrafia

Tecido serigrafado com muitos erros mas sem errar a gente não aprende.

A primeira produção com o tecido foi uma cestinha cachepô que é uma das coisas que já consigo costurar sozinha.

cachepo-pinhao-serigrafia

Como eu adoro detalhes que se escondem para surpreender somente num segundo tempo, coloquei um fundo listrado na parte interna do cachepô.

cachepo-pinhao-serigrafia1

Serigrafia em tecido parte II

Depois da camiseta resolvi serigrafar o pinhão índio em tecidos para ir aos poucos inventando algumas coisas com eles. Processo serigráfico.

pinhão-indio-tecido

Com um dos tecidos resolvi fazer um quadrinho com bastidor para dar as boas vindas a uma menininha que está chegando neste nosso mundo. É minha pequeníssima contribuição para tentar despertar nela o amor necessário à preservação da Araucária.

pinhao-indio-bastidor-frente

 

pinhao-indio-bastidor-tras

Serigrafia em tecido parte I

Depois de fazer algumas serigrafias usando o papel como suporte, eu estava pronta para testar meus desenhos em  tecidos. A primeira experiência foi com uma velha camiseta do meu pai e decidi usar a estampa que fiz em homenagem ao dia do índio nela.

Serigrafando

A velha camiseta do meu pai de cara nova, cara de pinhão índio e prontinha para novas aventuras em meio às Araucárias.

camiseta-pinhao-indio

Estampa festa junina

Como vocês já sabem, eu adoro aprender e as possibilidades online são infinitas. Tenho feito vários cursos de design de superfície no site Skillshare. Este é um site dos Estados Unidos onde você faz uma assinatura mensal ou anual e pode assistir a todas as aulas quando e quantas vezes quiser. Como eles mesmos se definem, "Skillshare é uma comunidade para criadores". Este é o primeiro projeto que expus no site da Skillshare. A aula, "Pattern Design I: Creating Inspiring Repeats" é da Elizabeth Olwen, designer de superfície do Canadá.

Seguem as etapas da criação.

Mood board

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Primeiros croquis

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Quando comecei a fazer o rapport vi que seria extremamente difícil partir do nada, creiam, eu bem que tentei, então tive a ideia de usar meu projeto Dia Nacional da Mata Atlântica como base de criação para isto adicionei os desenhos abaixo aos que já tinha feito.

sketches-festa-junina1

Este é o rapport final.

modulo-festa-junina

Algumas aplicações da estampa.

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Dia de São João e da Araucária

Hoje é um dia especial pois comemora-se duas coisas que eu adoro, festa de São João e a Araucária. Para comemorar este dia aí está Grimpa o bichinho que tem o pinhão no coração e adora festa junina.

Uma pequena brisa de Volpi.

Grimpa festa junina1

 

Nascimento do Grimpa

Aqui vou contar a história do nascimento do Grimpa, o primeiro bichinho de pano criado e costurado por mim. Para os que não sabem, grimpa é como chamamos aqui no Sul um galho seco de Araucária. Ela é usada para sapecar o pinhão na hora e no lugar onde a pinha cai. Acho fascinante a natureza, a própria árvore te fornece o meio para consumir seu fruto. Como não ser apaixonada pela Araucária? Os que me acompanham aqui já sabem desta minha paixão e foi dela que surgiu a ideia deste bichinho que é, logicamente, apaixonado por pinhão. Então se falamos em paixão, o tema para o carimbo foi obviamente o coração, o mesmo usado aqui. Carimbo, costura e bordado (boca, feita com ponto haste) foram utilizados para dar vida ao Grimpa e tudo isto foi feito em muito boa companhia, a da minha mãe. Comecei a aprender costura com ela depois deste MOOC e considero estes momentos que passamos juntas uns dos melhores do processo de criação.

 

Grimpa e eu temos muito em comum, gostamos de Araucárias, pinhões, desenhos, festa junina, etc , somos movidos a bateria solar e ambos nascemos no dia 17, ele de junho eu de setembro. Acho que nossa amizade vai ser duradoura.

grimpa

Grimpa curtindo um friozinho curitibano.

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Pinhão na Dinamarca

Esta foi a primeira viagem do meu pinhão. Ele foi para a Dinamarca para acalentar o coração de uma amiga curitibana que há anos mora em Copenhague. Como eu falo aqui, ele faz parte da memória afetiva de quem é do sul do Brasil e poder tê-lo por perto na hora que a saudade aperta ajuda a acalmar o coração.

Foto – Adriana

pinhao-dinamarca

Primeira coleção de tecidos

Decidi fazer uma mini coleção de tecidos feitos à mão partindo do tema navy que fiz na aula de design de superfície. Foi a partir deste primeiro rapport, de uma jangada, que a mini coleção partiu.

Rapport navy

 

Produzindo a coleção com pintura e carimbo.

 

A mini coleção.

 

Que tal uma clutch com estes tecidos? Pedi pra minha amiga Adriana, que adora patchwork, fazer uma. Adorei o resultado! Como o tecido dos peixinhos não foi suficiente para fazer o forro, ela usou sua imaginação e bom gosto para achar uma solução que deu um toque único à bolsa. Quando há escassez há criatividade.

estampa-manual-navy-clutch

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Pinhão no coração

Aplicação de um dos meus estudos, feitos aqui. Carimbo sobre tecido e papel.

SacolECO e porta garrafa pinhão no <3

Aplicação da estampa na caixa de presente.

Xilogravura em tecido

Depois de fazer impressões em vários tipos de papel resolvi imprimir em tecido. A primeira xilo que fiz impressa em tecido foi a do escambo.

escambo-xilo
escambo-xilo

Imprimi e costurei uma sacolECO, um avental e uma almofada.

 

A segunda impressão em tecido foi uma das xilos que fiz do Monte Fuji e das Araucárias. Fiz uma sacolECO de presente para minha amiga japonesa. Na última foto a caixa que preparei para enviar o presente para o Japão.

Segundo tecido de pinhão

O primeiro tecido que mandei fazer com o meu pinhão  não ficou como eu imaginava então mudei algumas coisas no arquivo e comecei a fazer o rapport no Photoshop. No começo eu ia fazer a mesma estampa do primeiro tecido mas no processo de montagem eu acabei achando interessante uma sobreposição que fiz e uma outra estampa foi criada. Este foi o rapport pinhas feito no Photoshop. Para copiar o pinhão ao redor de um círculo eu segui este tutorial Illustrator no Metapix.

modulo-pinhao-1

Como para o primeiro tecido, também mandei fazer este no site Panólatras. Desta vez a linha branca apareceu direitinho mas a cor de fundo não ficou exatamente como eu queria. Era para ter ficado bege e ficou meio amarelada. Falta a gente poder controlar direitinho a cor na hora da impressão, da próxima vez vou ver com eles como fazer para que a impressão seja o mais próximo possível da que está no arquivo.

tecido-pinhao-2

 

A primeira coisa que eu queria fazer com este tecido era um urso porque vi este de uma marca japonesa, a Seisuke88, pela qual me apaixonei quando fui para o Japão. Eu me apaixonei pela história da empresa, pelas lindas e maravilhosas estampas de mais de 150 anos que eles resgataram do depósito, deram uma leitura contemporânea e pelos produtos com design irresistível.

Imagem do Facebook da Seisuke88.

seisuke-urso

Como o meu conhecimento em costura ainda não me permite fazer bichinhos assim fofinhos, eu procurei na internet alguém que fizesse um tão fofo quanto este. Achei a Rosy e conversei com ela para saber se o urso poderia ser feito com o meu tecido. O resultado foi o urso lindo e perfeito que vocês podem ver abaixo. Além de um acabamento impecável, ela teve a delicadeza de colocar as estampas de modo equilibrado, como por exemplo, nas orelhinhas dele. Se vocês precisarem de alguém com mãos de fada para seu projeto, falem com a Rosy.

Primeiras criações com os carimbos

Bom, agora que tenho os carimbos, já estou familiarizada com tintas e técnicas de gravura das aulas de xilo e estou aprendendo a costurar, aí vão algumas das minhas criações inspiradas nas combinações que fiz aqui. Cestas de tecido

Agora estava começando a faltar uma etiquetinha para colocar em tudo que vou costurar e naturalmente lá está a Araucária e o pinhão, assim quando vocês verem este duo por aí saberão de onde vieram.

No Japão consegui decifrar muita coisa pelos desenhos que tinham nas embalagens, nas placas, etc, além de ajudarem eles eram muito fofos. Uma das coisa que coloquei na mood board que fiz do Japão era uma espécie de toalhinha que eu comprei porque achei genial a ideia e a maneira como eles  descreveram o uso dela com desenhos, então, nada mais natural que ela tenha me inspirado a fazer a etiqueta que eu achava que estava faltando para as minhas cestinhas.

Quando dei de presente uma cesta para a casa da minha prima, o namorado dela seguiu a sugestão número 5 da minha etiqueta "Você decide! Agora ela é sua." e usou ela como touca.

Ilustração, feita à partir de uma foto tirada por mim, em técnica mista, nanquim, canetinha e colagem sobre papel vegetal.

cesto-touca

 

SacolECO   I <3 Curitiba.

 

SacolECO flor de pinhão.

sacoleco-flor-pinhão

Gostei bastante de carimbar na lona que fiz as cestas e no algodão cru das sacolas, o resultado me agradou.

Dica, quando for carimbar coloque a tinta de tecido numa esponja, eu usei esponjas velhas de louça, fica mais fácil de controlar e espalhar a tinta no carimbo.

Meus primeiros carimbos

Este erro foi o motivo pelo qual decidi mandar fazer os carimbos abaixo. Se vocês estavam se perguntando como transformar aquela arte em carimbo, é só consultar o Ruy da Primo Mestre Carimbos que ele faz a mágica, depois, é só sair carimbando por aí. Algumas dicas que podem ser úteis para vocês que estão pensando em mandar fazer carimbos. Para carimbos artísticos é melhor sem o cabo, fica mais fácil para aplicar e para guardar. Se você tiver uma arte composta, como no caso da minha, o melhor é mandar fazer um carimbo por desenho para não ficar restrito a sempre carimbar a mesma coisa.

Como o primeira ideia era a de fazer a camiseta, comecei a testar vários tipos de tinta naquela famosa camiseta que foi impressa errada.

camiseta-carimbo

Shibori

Antes de viajar para o Japão procurei informações sobre a técnica de tingimento de tecido chamada Shibori. Li vários artigos até descobrir o Shibori Kaikan (museu do shibori), na cidade de Arimatsu perto de Nagoya. Como eu poderia deixar de ir fazer um workshop neste museu? Posso dizer que só a aventura de ter conseguido chegar até lá já foi um aprendizado em si só. Fiz o workshop de shibori na camiseta com uma das senhoras que são especialistas na técnica mas mesmo ela sendo uma especialista, uma vez as costuras e amarrações feitas, tínhamos que mostrar para a Sensei (Significa vida prévia, ou aquele que veio antes. No contexto oriental quer dizer que se está ante uma pessoa com conhecimento avançado da arte e um nível de conhecimento humano elevado) para ver se tudo estava certo. Logicamente não se pode aprender uma técnica destas em duas horas de workshop e ainda por cima sem poder se comunicar com a mestre porque a única maneira de conseguir seria em japonês, mesmo assim, esta foi uma experiência inesquecível e enriquecedora.

Shibori Kaikan

Arimatsu-Shibori_Kaikan

Sensei Suzue Nakashima

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Abaixo meu workshop com a professora Sumie Fujiwara. Vocês devem estar pensando no por quê de não ser eu mas a professora nas fotos, pois bem, a professora não conseguia tirar fotos com o celular, de todas que ela tirou só deu pra aproveitar uma mas não podemos culpar estas mãos mágicas que fazem um shibori tão maravilhoso há anos de não serem hábeis com a nova tecnologia, não concordam?

O tingimento era feito em outro lugar portanto esta parte eu não tive a oportunidade de conhecer. Recebi a camiseta no Brasil uns três meses depois de fazer o workshop.

Vi alguns tecidos no museu expostos como quadros e quis fazer o mesmo com o meu.

Eu não desperdicei a camiseta, minha mãe substituiu a parte que foi cortada por um outro tecido, que por sinal ficou ótimo, e está usando ela por aí.

Colagem digital feita no Photoshop.