MOOC - Solução Criativa de Problemas

Já tinha começado o ateliê de xilo e em paralelo queria fazer um MOOC. O escolhido foi Solução Criativa de Problemas da Universidade de Minesota no site Coursera. O curso foca na habilidade de achar várias alternativas para solucionar um problema através de múltiplas atividades. Dentre estas atividades, tinham tarefas onde o principal objetivo era fazer você sair da sua zona de conforto como, por exemplo, falar com alguém que você normalmente nunca falaria. Assim como no MOOC Criação de Artefatos na Sociedade, eu decidi postar todas as tarefas neste blog.

Uma das tarefas que mais influenciaram minha vida no mundo do design de superfície foi a "Something your other does #", que era fazer algo que uma pessoa próxima a você, pai, mãe, irmão, filho,etc, faz sempre e que você nunca faz. Eu escolhi aprender a costurar com a minha mãe o que além de estimular minha criatividade nos proporcionou momentos preciosos juntas. Como ela sempre diz tão sabiamente : "Aprenda comigo enquanto sou viva".

Fazendo o porta garrafas

cerantola4a

cerantola4b

cerantola4c

cerantola4d

 

MOOC - Criação de Artefatos na Sociedade

Durante meu curso de Design de Superfície eu fiz em paralelo o curso de Criação de Artefatos na Sociedade da Universidade da Pensilvânia com o professor Karl Ulrich, no site Coursera. O Coursera é um excelente site com uma escolha ampla de cursos de várias universidades do mundo. Depois da minha primeira experiência com o MOOC Design Thinking eu fiquei viciada com esta nova possibilidade de aprendizado e posso dizer que as 8 semanas de curso foram intensas neste sentido. Tínhamos que fazer um blog para postar os trabalhos de cada semana e neste primeiro contato com o curso eu já comecei a aprender pois eles sugeriram fazer o blog no Weebly e como eu nunca tinha ouvido falar fiquei feliz em descobrir esta plataforma.

Neste curso a metodologia de trabalho era bem parecida com a do design thinking mas foi chamada de design process.

Este foi o artefato que resultou do curso, se quiserem ver e entender como cheguei neste protótipo é só dar uma olhada aqui. Deixo gravado neste post que se um dia ele for comercializado, crio uma estampa exclusiva para a ocasião. Alguém disposto a colocar ele em produção?rs

porta-cintos

MOOC Design Thinking

Uma pequena pausa nas estampas para falar da minha primeira experiência com MOOC (Curso Online Aberto e Massivo). Foi dica da minha prima redatora Juliana e eu a agradeço publicamente aqui por ter me falado sobre o curso. Obrigada prima! O curso era da Stanford sobre design thinking e durava 5 semanas. Quando me inscrevi, confesso que não tinha certeza de que era capaz de ir até o final num curso online, onde o que você deve fazer só depende de você mesmo. Não só consegui ir até o fim como adorei ser policiada por mim mesma e mais ninguém.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=yjyutgqoBLo] Aprendi a usar a criatividade no modo de definir e resolver problemas seguindo a metodologia abaixo.

metodologia-design-thinking

Eu aconselho este curso para todo mundo, a palavra design não quer dizer que você tenha que ser designer para fazer o curso. O que se aprende aqui ajuda a melhorar a sua maneira de trabalhar seja qual for a sua área.