Criando embalagens para presente

Sempre gostei de fazer pacotes de presente e isto só aumentou com a descoberta do design de superfície. Abaixo vocês vão descobrir algumas das embalagens que andei inventando com os meus desenhos. Uma amostra das minhas horas de diversão decorando caixas que recupero nas casas lotéricas para virarem embalagem de presente.

 

Caixa para o presente que foi pro Japão e envelope feito com papel serigrafado MON araucária.

 

Pinhão na França

Desta vez meus pinhões foram para uma amiga francesa. Usei o tecido serigrafado para fazer uma cestinha. Emma se preocupa com os problemas ligados à natureza, fala muito da Amazônia mas desconhece outros ecossistemas brasileiros que também estão em perigo, então eu achei que ela seria perfeita para esta minha primeira, talvez utópica, talvez ingênua missão de despertar a atenção de todos sobre o eminente desaparecimento deste nosso patrimônio que é a Araucária angustifolia e por consequência todo um ecossistema chamado floresta ombrófila mista.

Cestinha com a etiquetinha.

cachepo-serigrafia-pinhao1

 

Cartãozinho de aniversário com pinhões serigrafados.

 

Despachando para a França.

sedex-cachepo-serigrafia-pinhao

 

Chegando um pouquinho amassado na França.

Usei o papel serigrafado MON Araucária para encapar a caixinha.

Foto – Emmanuelle

sedex-cachepo-serigrafia-pinhao1

 

Conhecendo um pouquinho a Emma eu sabia que ela iria escolher usar a cestinha como cachepo.

Foto – Emmanuelle

cachepo-serigrafia-pinhao

Serigrafia estampa MON Araucária

Uma interpretaçãozinha do MON (Museu Oscar Niemeyer Curitiba) e da Araucária para a última serigrafia do semestre. Fiz a serigrafia em papel e em tecido. MON-Araucaria

Meus rabiscos.

desenhos-MON-araucaria

Modulo usado na serigrafia.

modulo-MON-araucaria-serigrafia

Serigrafando em tecido e papel.

Com a mesma tela fiz impressões em duas cores. Na primeira foto, invertendo a tela e na outra com a tela na mesma posição mas com um pequeno deslocamento. Gostei dos efeitos.

Serigrafia em tecido parte III

Desta vez imprimi um pedaço de 1m x 2,5m de tecido com o pinhão que tinha feito para a ilustração abaixo. ilovecwb-sketch

Fiz uma composição como se eles tivessem espalhados pelo chão e para dar mais movimento fiz os pinhões em tamanhos diferentes.

modulo-pinhão-serigrafia

Tecido serigrafado com muitos erros mas sem errar a gente não aprende.

A primeira produção com o tecido foi uma cestinha cachepô que é uma das coisas que já consigo costurar sozinha.

cachepo-pinhao-serigrafia

Como eu adoro detalhes que se escondem para surpreender somente num segundo tempo, coloquei um fundo listrado na parte interna do cachepô.

cachepo-pinhao-serigrafia1

Serigrafia em tecido parte II

Depois da camiseta resolvi serigrafar o pinhão índio em tecidos para ir aos poucos inventando algumas coisas com eles. Processo serigráfico.

pinhão-indio-tecido

Com um dos tecidos resolvi fazer um quadrinho com bastidor para dar as boas vindas a uma menininha que está chegando neste nosso mundo. É minha pequeníssima contribuição para tentar despertar nela o amor necessário à preservação da Araucária.

pinhao-indio-bastidor-frente

 

pinhao-indio-bastidor-tras

Serigrafia em tecido parte I

Depois de fazer algumas serigrafias usando o papel como suporte, eu estava pronta para testar meus desenhos em  tecidos. A primeira experiência foi com uma velha camiseta do meu pai e decidi usar a estampa que fiz em homenagem ao dia do índio nela.

Serigrafando

A velha camiseta do meu pai de cara nova, cara de pinhão índio e prontinha para novas aventuras em meio às Araucárias.

camiseta-pinhao-indio

Primeiros passos na serigrafia

Estou gostando muito da maneira como nosso orientador Nelsom Edi Hohmann do Solar do Barão está nos ensinando a técnica da serigrafia. Começamos todo o processo fabricando várias das coisas que precisávamos. Preparamos a tela esticando e pregando o tecido, fizemos a tinta com farinha de arroz e corante,  e fabricamos as garras para a fixação das telas com pedaços de madeira e dobradiças. Esticando a tela

Preparando a tinta

Preparando a mesa

Serigrafando texturas

Resultado depois de serigrafar com mais texturas e nas cores, amarelo, azul e magenta.

serigrafia-impressao-cores-solar-do-barao

Serigrafia no Solar do Barão

Este ano uma das aventuras será no mundo da serigrafia. Deem uma espiada no espaço inspirador onde espero serigrafar muitas ideias. Olhando para a primeira foto o que me vem na cabeça é a imagem de uma estante de livros. Como sou apaixonada por livros por darem asas à imaginação, tenho certeza que estas telas terão a mesma capacidade e vão me levar por terras ainda desconhecidas que certamente serão de grande inspiração.